terça-feira, 11 de novembro de 2014

Oficina "BONECA ABAYOMI" Abre ações do V Círculo dos Ogãs - Mulheres Negras




A Ong SAHUDE promoveu na tarde do dia 31 de outubro de 2014 a oficina "ABAYOMI" para o grupo de mulheres "Bonequeiras de São Cristóvão". A oficina fez o lançamento do V Círculo dos Ogãs que este ano tem como temática Mulheres Negras.


O que é a boneca ABAYOMI?

A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma a ser uma boneca negra, significando aquele que traz, felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). O nome serve para meninos e meninas, indistintamente. Não se deve confundir com Abaiomi, também iorubá, de significado diverso.

O nome é comum na África, principalmente na África do sul, embora também seja encontrado com frequência até o norte da África, e mais raramente, no Brasil.


No Brasil, além de nome próprio, designa bonecas de pano artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, de tamanho variando de 2 cm a 1,50 m, sempre negras, representando personagens, de circo, da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.

As Bonecas Abayomi se tornaram instrumento para várias ações com mulheres, sendo utilizado como estratégia de conscientização e sociabilização. Esse sentido começou com Lena Martins, artesã de São Luiz do Maranhão, educadora popular e militante do Movimento de Mulheres Negras . Logo, outras mulheres, de várias gerações, vindas de vários movimentos sociais e culturais, aprenderam com ela, juntaram-se e fundaram no Rio de Janeiro a Cooperativa Abayomi, em dezembro de 1988, dando continuidade ao trabalho desde então.


A Oficina "Boneca ABAYOMI" dentro do Círculo dos Ogãs.

A oficina foi realizada pela presidente da SAHUDE, Marcia Arévalo e a Psicoterapeuta Fernanda Cohim. O Objetivo era através da boneca falar sobre o lugar da mulher negra na nossa sociedade e também ouvir delas suas histórias de vidas e como o tema do feminino se mostrava para cada uma.

A técnica da boneca ABAYOMI foi bem recebida pelo grupo que já confecciona bonecas de panos tradicionais nordestinas e a roda de conversas após a realização das bonecas também foi muito produtiva.
Os resultados dessa oficina e as bonecas ABAYOMI estarão presentes na exposição "Mulheres Negras" que será lançada dia 18 de novembro as 20 horas no Museu Histórico de Sergipe em São Cristóvão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário