sábado, 9 de junho de 2012

O Brasileiro e suas relações com o meio ambiente: pesquisa aponta contradições


Esta semana o Ministério do Meio Ambiente lançou importante pesquisa realizada com ajuda do Programa Ambiental das Nações Unidas, que mostra um amplo painel sobre as relações do brasileiro com o meio ambiente e mede de forma quantitativa o grau de consciência a respeito de temas como Rio+20, Lixo, Reciclagem, Poluição de Rios.
Ironicamente os dados apontam para uma clara consciência da importância de ações que prezem pela preservação e o melhor cuidado com o meio ambiente, no entanto, uma total imcompreensão das ações que precisam ser realizadas. Por exemplo não há dúvidas sobre a importância da reciclagem mas muitos alegam não ter coleta seletiva e não sabem separar o lixo corretamente.
Outros dados importantes: Muitos ainda acreditam que a responsabilidade para um maior cuidado com o meio ambiente é das instâncias governamentais, mas afirmaram que são a favor de uma campanha em pró da diminuição das sacolas plásticas.
O que a pesquisa revela é que entre o falar e a prática existe uma distância enorme, em números a realidade fica ainda mais assustadora.
Esperemos que o RIO+20 possa ser um espaço de amplo debate sobre como tornar discursos bonitos, desde os oficiais e governamentais, até os nossos diários, em ações concretas que possam prolongar a vida útil de nosso planeta.

Para quem quiser conferir os dados da pesquisa fica o link:

http://www.mma.gov.br/images/noticias_arquivos/pdf/sumario%20executivo_pesquisabrasileiro_principais%20resultados_2012.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário