terça-feira, 12 de novembro de 2013

CIRCULINHO DOS ERÊS E MESA REDONDA MARCAM SEGUNDO MÓDULO DO IV CÍRCULO DOS OGÃS


A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. Nas tardes do dia 22 e 23 de outubro, ocorreu na Casa do IPHAN de São Cristóvão o Circulinho dos Erês, atividade educativa da ong Sociedade Para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (SAHUDE), coordenada por Flavia Santana com o apoio de Thiago Fragata, diretor do Museu Histórico de Sergipe.

As Crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil Gina Franco participaram das tardes de descontração e aprendizado, discutindo temas como nascer negro, ser criança negra, ser distratado por ser negro, preconceito e racismo a partir de desenhos animados e contos africanos.

Da perfeita interação entre mediadores e plateia surgiram questões como "meu cabelo é ruim?", "macumba é coisa de satanás?" que foram tratados a luz da compreensão, da fraternidade e do conhecimento da cultura africana.

SEGUE FOTOS:










O QUÊ MINHA ESCOLA FEZ, VAI FAZER NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA?

Na tarde do dia 25 de novembro, ocorreu outra atividade do IV Círculo dos Ogãs, dessa vez no auditório do Museu Histórico de Sergipe. O professor  Marcus Vinicius (NEDIC/FSLF) explanou sobre metodologia e funcionamento das escolas quilombolas de Sergipe dos municípios de Estância, Laranjeiras e Brejo Grande.
 
Na sequência, as professoras Ana (Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo) e Irani (Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço) falaram dos projetos das unidades de educação que estavam representando. A primeira exaltou o projeto da Semana da Consciência Negra que este ano tematiza "A Beleza Negra" como ponto de auto-estima por isso muito importante na juventude; e que para além de um desfile tratará do negro no mercado de trabalho, ainda levará alunos para conhecer um terreiro de candomblé. A segunda, lamentou a extinção do projeto didático/social "Cultura da Senzala" mas espera concretizar ainda este ano o projeto "Sementes de Zumbi", focado na história de luta e símbolo da liberdade.



DESEJA PARTICIPAR DO TERCEIRO MÓDULO DO IV CÍRCULO DOS OGÃS (19, 20 E 22/11)??
FAÇA SUA INSCRIÇÃO

O público-alvo do IV Círculo dos Ogãs são professores e universitários. Os interessados em fazer inscrição para participar do terceiro módulo (dia 19, 20 e 22 de novembro) deve enviar nome, instituição e fone para o e-mail: museuhsergipe@gmail.com
A inscrição é gratuita. Todo participante receberá certificado.

O Círculo dos Ogãs é uma realização da Ong Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (SAHUDE) e Associação Cultural Amigos do Museu Histórico de Sergipe (ACAMHS) e tem o apoio do Museu Histórico de Sergipe/SECULT; do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/SE), da UNEGRO/SE, do Núcleo da Educação, da Diversidade e Cidadania (NEDIC/DED/SEED), Ponto de Cultura Circo-lando, Projeto Futuros Ogãs e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFS – CECH).

Um comentário: