terça-feira, 18 de março de 2014

SAHUDE realiza cursos sobre Bioconstrução com Superadobe


A Ong Sahude promoveu dois cursos sobre Permacultura e Bioconstrução, com foco na técnica do Superadobe. O primeiro curso aconteceu nos dias 29 e 30/11/13 e o segundo nos dias 07 e 08/02 neste ano. O principal objetivo desses cursos foi trabalhar com algumas temáticas que consideramos fundamentais numa perspectiva ética de cuidado com as pessoas e com o planeta. Abordamos alguns princípios da Permacultura, da Bioconstrução e do Design Sustentável.


 A flor da Permacultura


 A Permacultura contempla uma variedade de saberes e práticas que visam a criação e a manutenção de sistemas ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis. A Bioconstrução é o termo utilizado para se referir a construções onde a preocupação ecológica está presente desde sua concepção até sua ocupação e o Superadobe é um processo construtivo, no qual sacos de polipropileno são preenchidos com terra e moldados no próprio local através do apiloamento do mesmo por processo artesanal ou industrial.




O Superadobe permite diversas possibilidades de uso e design, sejam eles convencionais ou 'orgânicos'. Na primeira turma, construímos um assento no formato de meia lua para nossas noites poéticas e musicais ao redor do fogo.

Preparando o alicerce


'Enchendo o saco"


Apiloando


Celebrando


Toque finale com reboco natural

Na segunda turma (07 e 08/02), fomos um pouco mais ousados e convidamos nossos alunos para iniciarem sua prática diretamente na construção de uma casa em nossa morada de ações e contempl-ações.


 Mega café da manhã da Dona Inês


 Vamos gastar o café!


Envolvendo o cano com a bobina


 Mão na massa!


 Turma mandando ver no pilão


Nossa aluna mais sorridente e aplicada


 Aho!


 Unidos somos um!













Um comentário: