quinta-feira, 5 de junho de 2014

Ong Sahude na Teia Nacional da Diversidade 2014



 A Ong SAHUDE participou da Teia Nacional da Diversidade 2014 e Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, ocorridos em Natal (RN), entre dos dias 19 e 24/05. A Teia é o encontro dos Pontos de Cultura do Cultura Viva e das representações da Diversidade que integram o Brasil Plural. Em sintonia com as estratégias e diretrizes gerais do Plano Nacional de Cultura, a Teia Nacional da Diversidade 2014 inaugurará um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários de grupos, coletivos, comunidades, Pontos de Cultura e iniciativas que integram os Programas Cultura Viva e Brasil Plural.
 

  A TEIA da Diversidade tem o objetivo de consolidar o Programa Nacional de Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural – Cultura Viva (PCV) como o programa de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura. Também é um espaço que se propõe a refletir criticamente sobre: a  proposta de realinhamento do novo PCV para um programa de base comunitária, a partir da Portaria 118 de 30 de dezembro de 2013; o processo de integração de programas, projetos e ações do Sistema MinC ao Cultura Viva; e sobre as contribuições da TEIA 2014 para o desenvolvimento do Programa.
 
 Uma das plenárias do Fórum dos Pontos de Cultura

Para o evento, foram 2.492 pessoas credenciadas de todos os segmentos da produção cultural brasileira (indígenas, negros, cultura popular, ciganos, juventude, lgbt, cultura digital, gênero, acessibilidade cultural, GTs territoriais...), reunindo os resultados dos diversos fóruns, encontros e deliberações dos coletivos presentes. 
 
 Roda Direitos Culturais, Territórios e Identidade

De acordo com nosso enviado especial, o sahudeiro Sérgio Alex, "foi uma honra representar o nosso Ponto de Cultura Circolando num encontro de tanta riqueza da pluralidade desse nosso Brasilzão." Ainda segundo Sérgio, "dentre as tantas queixas apresentadas pelos ponteiros gostaria de destacar: a anistia dos Pontos com as prestações no vermelho, desburocratização dos editais e prestação de contas, transformação do Programa Cultura viva em política de Estado brasileiro através de sua inclusão no SNC (Sist. Nacional de Cultura) e tantas outras! O IV Forum dos Pontos de Cultura reuniu 715 delegados dos Estados brasileiros, muito otimismo e perspectivas de melhoras para o Programa. De concreto...aguardemos!"
 

Sérgio no GT "Patrimônio Imaterial, Povos Tradicionais e Indígenas"


O Mestre e a ministra


Público presente



A H O !!







Nenhum comentário:

Postar um comentário