sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

SAHUDE promove curso de Permacultura na Ilha Grande

Ilha Grande, São Cristóvão. Foto: Danielle Pereira
Neste sábado, 13, a partir das 14h, a comunidade pesqueira da Ilha Grande, em São Cristóvão, terá a oportunidade de assistir ao curso de Introdução à Permacultura, ministrado pelo permacultor e bioconstrutor Marcos Ninguém, conhecido pelos trabalhos em consultoria ambiental desenvolvidos em todo o Brasil. Com início previsto para as 14h, o curso será o primeiro de uma série de capacitações promovidas pela ONG Sahude (Sociedade Para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico) através do projeto “Frutos da Ilha”, financiado pelo edital Petrobrás Integração Comunidades 2013.

O curso será gratuito, com a ampliação de vagas para moradores de povoados e cidades vizinhas, parceiros e colaboradores. Durante dois anos, os moradores da Ilha Grande irão participar de cursos de capacitação profissional para instalação e replicação de tecnologias sociais e ações de educação ambiental que visam o melhor aproveitamento dos recursos naturais da região.

Marcos Ninguém lança capacitação dos moradores


FRUTOS DA ILHA

Apesar do potencial da região para atividades que envolvem a pesca, agricultura e criação de animais, problemas estruturais como a dificuldade na gestão de resíduos sólidos e o escasso abastecimento de água dificultam o avanço da comunidade com relação a atividades econômicas complementares. Por isso, o primeiro ano do projeto terá como foco a produção de tecnologias sociais em três etapas: a construção de cisternas de ferrocimento para melhor aproveitamento da água das chuvas, sanitários secos compostáveis que economizam água e produzem composto orgânico, e fossas ecológicas que são não-poluentes e produtivas ao mesmo tempo.

Já o segundo ano do projeto envolverá cursos sobre Sistemas Agroflorestais, que consistem em ações de reflorestamento, aliadas ao plantio de culturas agrícolas, principalmente frutíferas e melíferas, com o objetivo de diversificar as possibilidades de produção local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário