terça-feira, 30 de outubro de 2012

Práticas permaculturais e ecosóficas - Espiral de Ervas

Os princípios da Ecosofia que inspiram nossas perspectivas ética, social e ambiental encontram na Permacultura a possibilidade concreta de se refletir e construir outros modos de relação consigo e com o mundo, que não os mediados pela lógica predatória e excludente do capitalismo. A Ong Sahude está promovendo mensalmente encontros com oficinas, atividades cooperativas, desenvolvimento de tecnologias sociais, articulação de parcerias, discussão de projetos, exibição de filmes e debates, com o objetivo de divulgar e fortalecer o exercício de práticas permaculturais e ecosóficas.


            
                                        A flor da permacultura

A permacultura (ou cultura permanente) é um método para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidade) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis. Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollinson e David Holmgren na década de 70. A sustentabilidade ecológica, idéia inicial, estendeu-se à sustentabilidade dos assentamentos humanos locais.
Os princípios da Permacultura vem da posição de Mollison de que "a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos" (Mollison, 1990).
Pode-se dizer que os três pilares da Permacultura na sua versão contemporânea são:
  • Cuidado com a Terra: Provisão para que todos os sistemas de vida para continuem e se multipliquem. Este é o primeiro princípio, porque sem uma terra saudável, os seres humanos não podem exercer suas qualidades.
  • Cuidado com as Pessoas: Provisão para que as pessoas acessem os recursos necessários para sua existência.
  • Repartir os excedentes: Ecossistemas saudáveis utilizam a saída de cada elemento para nutrir os outros. Nós, os seres humanos podemos fazer o mesmo.
Realizamos nosso encontro no domingo último (29/10) e trabalhamos com algumas atividades ecossociais:
  • construção de uma Espiral de Ervas para cultivo e consumo de ervas culinárias e medicinais, aproveitando tijolos disponíveis no sítio. 
  • oficina sobre minhocário artesanal utilizando galões de água mineral.
  • prática de meditação na mata vibrando pela libertação dos irmãos Guarani-Kaiowá.
  • Feira de trocas solidárias, reciclando relações de consumo.
  • reutilização e adaptação do antigo tanque de patos para funcionamento da composteira do sítio.


 Modelo de espiral com sugestões e características de algumas ervas.



Preparando a base da espiral: utilizamos materiais disponíveis no local, como pedras, blocos, tijolos, telhas etc. A espiral geralmente possui de 1.3m a 1.6m de diâmetro.




Criando o desenho da espiral.



Enchimento das primeiras camadas com palha seca.




Terra



Espiral finalizada



Oficina sobre minhocário artesanal



Confecção e manuseio



Coletando folhas secas na mata para abastecer o reservatório de biomassa da compostagem



Feira de trocas solidárias

AHO!

Um comentário: